Facas japonesas

66 items total
Up
More products

Facas japonesas - afiadas como uma espada

O que são facas de estilo japonês?

As facas japonesas têm uma lâmina longa e fina com uma ponta pontiaguda e foram originalmente utilizadas para cortar fatias finas de peixe cru e preparar sushi. São mais leves, mais equilibradas na mão e são perfeitas para tarefas de precisão. São feitas de aço mais duro e mais fino - aço inoxidável ou hagane, que é o mesmo tipo de aço utilizado para fazer espadas japonesas. Os cabos das facas japonesas são feitos de madeira dura.

Para que são utilizadas as facas japonesas?

As facas japonesas - devido às suas lâminas longas e finas - podem ser utilizadas para cortar peixe ou grandes pedaços de carne (especialmente para bifes). Existem muitos tipos de facas japonesas específicas (como a Gyutou, a Yanagi, a Usuba ou a Deba) que podem ser utilizadas para todas as tarefas de precisão, desde desossar frango a filetar peixe ou a cortar em fatias finas qualquer vegetal.

Em Kulina encontrará facas japonesas de qualidade fabricadas por marcas fiáveis como Dellinger ou MIYABI. Também pode escolher facas japonesas forjadas da marca holandesa Forged ou consultar as nossas facas japonesas mais vendidas aqui.

Como afiar uma faca japonesa?

As facas japonesas podem ser de dois gumes ou de um gume (tradicionais). São feitas de aço duro, que é efetivamente mais fácil de afiar do que o aço macio utilizado nas facas ocidentais. Para afiar a sua faca de estilo japonês, precisa de uma pedra de amolar. Também pode levar a sua faca a um especialista.

Como cuidar do seu canivete japonês?

As facas japonesas são um investimento e tanto, por isso, se quiser que a sua faca japonesa dure muito tempo, certifique-se de que segue estas regras simples para limpar e guardar as suas facas:

  • as facas podem ser lavadas na máquina de lavar louça, mas recomendamos que as limpe à mão, uma vez que os detergentes da máquina de lavar louça podem danificar a superfície de uma lâmina de aço
  • se uma faca tiver um cabo de madeira, não a coloque na máquina de lavar louça
  • para evitar que os cabos de madeira fiquem secos, lubrificá-los regularmente com óleo de linhaça ou cera de abelha
  • quando cortar com uma faca japonesa, não corte diretamente em superfícies duras, como uma bancada de pedra, um lava-loiça de aço inoxidável, um prato ou tábuas de cortar feitas de vidro, cerâmica, bambu e outras substâncias duras. A tábua de cortar de plástico macio é a melhor
  • guarde as suas facas separadamente para que as lâminas não fiquem cegas. Utilize um bloco de facas ou um estojo para facas.
  • afiar a faca regularmente