Tábuas de corte

96 items total
Tábua de cortar 36 x 23 cm, cor castanha, madeira, Continenta CONT4811
Up
More products

Uma tábua de cortar - um dos elementos essenciais da cozinha

Para que serve uma tábua de cortar?

Uma tábua de corte, por vezes designada por tábua de cortar, é um dos utensílios básicos de cozinha utilizados como superfície segura para cortar, picar ou fatiar alimentos. A tábua também é utilizada para transferir alimentos fatiados do fogão para uma panela ou tigela e, por vezes, para servir aperitivos à mesa.(leia o nosso guia de compras completo se quiser ver quais são os 10 essenciais de cozinha em que vale a pena investir).

Que tipos de materiais são utilizados nas tábuas de corte?

A madeira e o plástico são os materiais mais comuns utilizados nas tábuas de cortar. Por vezes, também pode encontrar tábuas de corte de vidro que são fáceis de limpar, mas não são seguras para as lâminas das suas facas.

Uma superfície demasiado abrasiva tem o potencial de embotar rapidamente o gume de uma faca devido à sua estrutura frágil. São necessárias qualidades suaves, higiénicas e não abrasivas num material decente para uma tábua de cortar, mas não deve ser muito delicado ou quebrável.

  • Madeira

As tábuas de corte de madeira têm algumas vantagens enormes em relação às tábuas de plástico. São auto-regeneráveis, o que os torna acessórios de cozinha duradouros. Além disso, a madeira e as madeiras duras em particular (como o ácer ou a acácia) são de grão fino e a ação capilar desses grãos puxa o líquido para baixo, prendendo as bactérias - que são eliminadas quando a tábua seca após a limpeza. Devido às qualidades anti-sépticas do material, a madeira também é utilizada para fazer tábuas de queijo.

  • Bambu

O bambu - embora tecnicamente seja uma erva, partilha muitas qualidades com a madeira, incluindo ser forte, durável e antimicrobiano. As tábuas de corte de bambu têm propriedades antimicrobianas naturais que matam as bactérias, mesmo as que penetram na superfície, por isso, se gosta do aspeto de uma tábua de corte de bambu, é seguro experimentá-la.

  • Plástico

Contrariamente à madeira, as tábuas de plástico permitem a lavagem com produtos de limpeza mais abrasivos ou na máquina de lavar louça sem danificar a tábua ou permitir que os agentes permaneçam e posteriormente contaminem os alimentos.

A maioria das tábuas de plástico de polietileno de alta densidade e qualidade também são seguras para as suas facas, embora uma tábua de corte de plástico não deva ser utilizada com uma faca serrilhada, pois pode reduzir significativamente a vida útil do produto.

O que deve ter em conta ao escolher uma tábua de cortar para a sua cozinha?

Ao escolher tábuas de corte para a sua cozinha, lembre-se de que precisa de mais do que uma tábua de corte. Idealmente, deve ter uma tábua de cortar separada para a carne, o peixe, o pão e os legumes. Ao escolher o produto, tenha em consideração o seguinte:

  • a tábua de cortar é segura para as suas facas
  • tem propriedades anti-bacterianas
  • pode ser lavado na máquina de lavar louça
  • quanto tempo vai durar
  • é possível utilizar os dois lados da tábua de cortar?
  • tem um suporte / pode ser pendurado
  • tem alguma caraterística especial que possa ser útil (bordos elevados, bordos com pegas para uma aderência firme, ranhura de drenagem)?
  • é dobrável

Continenta, Joseph Joseph, Koziol, Brabantia, e Blomus são apenas algumas das marcas que temos em Kulina. Estão disponíveis em diferentes cores, tamanhos e estilos e, certamente, conseguirá combiná-los com o estilo da sua cozinha.

Em Kulina oferecemos também tábuas de queijo e tábuas de tapas.