Sabia que, corretamente faca afiada pode poupar até 50% do tempo de preparação das suas refeições? Para além disso, trabalhar com uma faca afiada é mais seguro porque reduz o risco de a lâmina escorregar. Manter a sua faca em perfeitas condições não é tarefa fácil. Só precisa de saber quando e como utilizar um afiador, uma pedra de amolar ou uma pedra de amolar. Vamos dar uma olhadela mais atenta a estas ferramentas!
Afiadores, amoladores e pedras de amolar: como escolher a ferramenta certa


O afiador é a chave para manter a sua faca em perfeitas condições durante muito tempo. Não se trata de uma ferramenta de afiar, mas sim de uma ferramenta de manutenção rápida - ajuda a endireitar os desníveis microscópicos que ocorrem na lâmina durante o uso quotidiano. A utilização regular do afiador garante que a sua faca se mantém no seu estado original durante muito tempo.
Como utilizá-lo corretamente?
- Mantenha-se firme, segure o afiador verticalmente e apoie a ponta do afiador na bancada.
- Coloque a faca num ângulo de 15-20 graus e desenhe-a ao longo da lâmina em movimentos suaves - do calcanhar à ponta.
- Repetir os mesmos movimentos do outro lado da lâmina.
O que deve ter em atenção ao escolher?
- Material
O afiador de aço é ótimo para a manutenção diária da lâmina e adapta-se à maioria das facas de cozinha. O afiador de diamante é mais eficiente e adequado para facas de aço mais duro, enquanto o afiador de cerâmica é mais suave e ideal para afinar a lâmina sem ocupar demasiado material. - Comprimento
Idealmente, deve ser mais comprida do que a maior faca da sua cozinha.
Afiadores de qualidade
Pedra de amolar vs. moinho

A pedra de afiar é a escolha ideal para aqueles que querem obter um gume verdadeiramente preciso. É preciso um pouco de prática, mas a recompensa é um fio afiado com precisão que rivaliza com a afiação profissional.
Como moer corretamente?
- Se utilizar uma pedra de água, deixe-a de molho durante alguns minutos.
- Coloque-a numa superfície estável, segurando a faca num ângulo de 15-20 graus.
- Passar a lâmina sobre a pedra em movimentos suaves, alternando de cada lado.
- Por fim, utilize uma pedra mais fina para o retoque final.
O que procurar ao escolher uma pedra de amolar?
- Rude
O grão baixo (200-600) repara lâminas danificadas, o médio (800-1500) é para afiação normal e o alto (3000+) para afiação final. - Material
As pedras de água são tradicionais e ideais para o desbaste manual de precisão, uma vez que permitem transições graduais entre diferentes níveis de grão. São particularmente adequadas para facas japonesas ou quaisquer facas com aço mais duro em que seja importante manter um gume fino. As pedras de diamante são extremamente duráveis e eficazes, o que as torna uma óptima escolha para a afiação rápida de aços mais duros e facas que requerem uma manutenção mais intensiva

Se não se atreve a trabalhar com uma pedra abrasiva, não desespere - também pode recorrer a um afiador de qualidade, manual ou elétrico, para restaurar a nitidez de forma mais fácil e rápida.
Como moer corretamente?
- Introduzir a faca na ranhura da guia no ângulo correto.
- Passar lentamente várias vezes pelo moinho, sem pressão excessiva.
- Se o seu moinho tiver mais do que um nível de grão, comece com o mais grosso e termine com o mais fino.
Que tipo de moinho escolher?
Ao escolher um moinho, é importante considerar se deve optar por um modelo manual ou elétrico. Os amoladores manuais são compactos, fáceis de utilizar e permitem um maior controlo sobre o processo de amolar. Os eléctricos são mais rápidos e ideais para quem quer afiar as facas sem grande esforço. Para facas de cozinha comuns, um afiador manual de boa qualidade é adequado, enquanto que para aqueles que afiam frequentemente um grande número de facas, um afiador elétrico pode ser uma melhor escolha.
- Duas fases
Combina abrasivos grossos e finos para resultados óptimos. - Material dos discos
As pedras de amolar de carboneto são muito eficazes e adequadas para a afiação rápida de facas de cozinha normais, enquanto as pedras de amolar de cerâmica são mais finas e ideais para a afiação final ou para manter a nitidez das facas com uma dureza de aço mais elevada.
Pedras de amolar populares

- Demasiada pressão: Um leve toque é suficiente, força excessiva pode danificar a lâmina e reduzir a eficiência da afiação. Isto é verdade tanto para as pedras de amolar, onde demasiada pressão pode dobrar ou mesmo distorcer a lâmina fina, como para as pedras de amolar, onde pode levar a um desbaste desigual ou a uma remoção excessiva de material da lâmina.
- Ângulo errado: Cada ferramenta requer uma abordagem diferente. Com um afiador, é importante manter um ângulo consistente entre 15-20 graus para que a lâmina se endireite uniformemente e não se danifique. Com rebarbadoras e pedras de amolar, aplica-se o mesmo ângulo, mas aqui, os movimentos suaves são fundamentais - se mudar o ângulo enquanto rebarba, a lâmina não ficará uniforme e pode ocorrer um desgaste desigual da lâmina.
- Manutenção irregular: As facas precisam de cuidados regulares, caso contrário as suas lâminas degradam-se rapidamente e perdem a sua eficácia. O alisamento diário da lâmina com uma pedra de amolar ajuda a manter a faca em bom estado, mas de vez em quando é necessário um afiamento mais profundo com uma pedra de amolar ou uma pedra de amolar. Se não afiar as suas facas durante muito tempo, elas podem ficar tão baças que se tornam mais difíceis e demoradas de restaurar.
As melhores pedras de amolar, amoladores e pedras de amolar do mercado

