A máxima preservação do sabor e dos nutrientes é a razão pela qual os chefs profissionais adoram o sous-vide e, hoje em dia, esta técnica está a ganhar cada vez mais espaço nas cozinhas domésticas. No vácuo, pode preparar facilmente ingredientes delicados e, muitas vezes, dispendiosos, como peixe, mas também os mais comuns, como carne e legumes, exatamente como devem ser: suculentos, tenros e cheios de sabor.
Antes de começar a experimentar, vamos dar-lhe algumas dicas sobre o que procurar ao escolher os utensílios para sous-vide e também adicionar algumas dicas sobre como tirar o máximo partido deste método.
O que é exatamente o sous-vide?
Sous-vide traduzido significa "no vácuo" e é um cozimento lento em banho-maria. É ajustado a uma temperatura precisa, como 54 °C para um bife mal passado – e o aparelho mantém essa temperatura constante durante todo o cozimento. Os ingredientes são previamente embalados a vácuo num saco, o que ajuda a preservar a sua suculência e sabor naturais.
O resultado? Carne que literalmente se desfaz no garfo. Legumes que sabem como os da horta. E tudo isto sem ter de vigiar constantemente o fogão.
Para quem é que o sous-vide é adequado?
O sous-vide é ideal para quem:- deseja pratos cheios de sabor e nutrientes,
- quer ter sempre o mesmo resultado perfeito – quer se trate de salmão delicado, bife rosado ou frango tenro,
- gosta de preparar ingredientes delicados e quer ter a certeza de um prato excelente.





