As placas de indução são modernas, rápidas e económicas. Hoje em dia, a cozinha por indução está muito difundida, mas existem muitas dúvidas e mitos sobre esta fonte de calor. Vamos responder juntos às perguntas mais comuns sobre a indução e esclarecer de uma vez por todas.
1) Como é que a indução funciona?
A indução electromagnética é um fenómeno físico muito interessante que foi descoberto no início do século XIX. No início do século XX, foram feitos esforços para patentear os primeiros fogões de indução, mas sem sucesso. A produção em massa de placas de indução só teve lugar muitos anos mais tarde.
Ao contrário de outros fogões, o calor é gerado diretamente na parede do recipiente. Existe uma bobina na placa de vidro através da qual passa uma corrente alternada, que gera um campo eletromagnético que também sofre a interferência da panela na placa. Devido à resistência do material, há uma perda de energia, que é desejável neste caso porque se manifesta sob a forma de calor.
2. Que utensílios de cozinha são adequados para a indução?
Quando compra uma placa de indução, não tem necessariamente de deitar fora toda a louça. Pode verificar a adequação dos utensílios de cozinha com uma experiência simples. Tudo o que precisa é de um simples íman. Se o íman se colar ao utensílio de cozinha, este é adequado para cozinhar por indução.








